terça-feira, 18 de março de 2014

Curso: "Literatura Portuguesa Século XXI" - Inscrições


Literatura Portuguesa Século XXIUm tríptico possível
Curso

Na literatura portuguesa sempre abundaram ideias e autores, mas talvez nunca tanto como hoje. Neste século XXI cada mês traz mais e mais obras inéditas. Aos autores já existentes juntam-se novos, com vozes próprias e idiossincrasias desafiantes, que porventura perdurarão pelo tempo. Autores cujas obras dialogam com as de outros escritores e que experimentam diferentes formas narrativas.

De dezenas de livros, escolhem-se apenas três, por questões práticas e porque tinha de se optar. Três livros não típicos da literatura portuguesa do século XXI, pois nem sequer os há, porém livros importantes. o nosso reino, primeiro romance de valter hugo mãe, expõe já as características essenciais do autor e joga-se numa portugalidade tão cristã quanto pagã. A neve, uma pequena pérola de Ana Teresa Pereira, funciona entre fronteiras várias – história de mistério, amor, fantasmas; um romance encantatório e pós-modernista na sua evocação de diversos géneros clássicos. Por fim, Patrícia Portela em Para Cima e Não Para Norte desenvolve uma obra em tudo pertencente à modernidade, onde o grafismo se constitui como aspecto incontornável e contribui para o objectivo de ponderar sobre a ficção e as suas diversas influências.

O curso pressupõe a leituras dos três livros e terá sete sessões, com a primeira dedicada a alguns conceitos e bases gerais e as restantes destinadas às obras em análise. A partir de 23 de Abril, haverá uma sessão por semana, às quartas-feiras, que durará sempre duas horas. A propina total do curso será de 60 euros por pessoa, necessitando-se de um mínimo de seis inscritos para a realização do curso. As inscrições estão abertas até 7 de Abril.

Resumo:
Obras em análise:
o nosso reino de valter hugo mãe (2004)
A Neve de Ana Teresa Pereira (2006)
Para Cima e Não Para Norte de Patrícia Portela (2008)
Coordenadora e formadora: Inês Botelho

Público alvo: maiores de 16 anos com vontade de pensar a literatura
Número de sessões: 7
Duração de cada sessão: 2 horas
Periodicidade / horário: semanal - quartas-feiras, 18:00 – 20:00
Início: 23 de Abril 2014 | fim: 4 de Junho 2014
Local: livraria.velhotes
Propina do curso: 60 euros
Prazo de inscrição: até 7 de Abril 2014
Número mínimo de inscritos: 6
Número máximo de inscritos: 15

Inscrições / informação adicional:
livraria.velhotes
Rua Gil Eanes, 21 4400-165 V.N.Gaia
(junto jardim Soares dos Reis / Esc. Sec. António Sérgio)
Metro: João de Deus
223 755 226 | info@velhotes.com | www.velhotes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário